quarta-feira, 29 de abril de 2009

Whippet

Tenho um aluno de agility, o Senna, que é um whippet. Ele é muito legal e a dona é bem empolgada, pretende competir com o dog. Só que tá aí uma raça diferente. Ele tem muita perna e não tem noção delas. Preciso de ajuda com as zonas de contato do bicho. Estava tentando fazer a rampa A com os strides, mas não importa onde eu os coloque, o Senna consegue pular a zona. E não importa tb se é um ou dois strides... Alguma dica de zona de contato de rampa pra essa raça? Nem me falem em 2o2o que o coitado nunca que vai conseguir parar pra fazer isso. Então, se alguem puder me ajudar com dicas, idéias, matérias, videos, etc, fico muuuuito agradecida.
Senna, também conhecido como Mosquito

7 comentários:

Carol E. disse...

Ele é muito desengonçado Fe? Tenta fazer uns exercícios de "body awarness" com ele e ve se ele aprende target. A Susan Garrett ensina zona fazendo o cão tocar o focinho no chão, primeiro com target na mão, depois em um objeto e aí no chão. Mas ela treina em escadas ou situações diferentes antes de colocar na zona de contato mesmo. Só que não deixa de ser um 2on2off né... Tem também a zona corrida da Trkman lá mas eu nem sei como treina aquilo!

VAL disse...

Fê, se vc vai fazer zona corrida, treina com a rampa no chão pelo maior tempo possível.
Vc usa o clicker né?
Se vc conseguir fazer ele entender q tem q pisar no amarelo, q pisar lá é muuuiiito legal, q sempre q ele pisa ele ganha um clicker e uma recompensa muito melhor do q todas as outras q ele recebe no percurso, talvez ele comece a fazer a zona. Aí, vc pode começar ir levantando.
O q a maioria não entende é q o princípio da zona corrida é mecanizar o movimento. Ou seja, repetir, repetir, repetir até q saia sempre a mesma passada, na mesma distancia e ele sempre toque no mesmo lugar.
Mecanizar é o mesmo q fazer sem ter q pensar mais. É como dirigir pra gente. A gente não dirige pensando Aah agora tenho q colocar terceira...agora vou reduzir pq o farol ficou amarelo.
É isso! Muita repetição! E só avança qdo tiver 90% ou mais de acerto.
Vixe! Escrevi um monte! Sorry! :o(

Luíza disse...

Experimenta como a Val falou, fazer zona corrida pelo método da Silvia Trkman http://www.silvia.trkman.net/
Como a Val disse, é repetição, repetição, repetição...

Fe e Ty disse...

Obrigada meninas! Vou fazer isso, de baixar a rampa, vou deixar com 1m de altura, oq acham? Clicar e premiar qndo ele pisar corretamente. Carol, target com ele é meio ruim pq a dona não manja bem disso e não tem como eu trabalhar isso só no treino, mas acho que só com o clicker dá certo. Sabado vou filmar e coloco aqui para vcs verem! Valeuuuu

Sara Favinha disse...

Fer, uma opção legal é usar o arco, você já viu as experiências do Leo? :)
Depois se quiser te explico!

Fee disse...

Feee.. eu acho meio difiiicil ensinar pra ele a zona corrida...

acho q vc teria q tentar mais o metodo da Carol mesmo! o Target pra mim seria o mais perfeitoo...
é trabalhoso?? claro q eh... mas passa um tipo de "lição de casa" pra dona... todo treino vc ve como q ela estah se saindo e assim vai conseguindo fazer o cão fazer beem no Target!

Acreditoo q seria o mais facil, mera opinião!

Malu Centin disse...

Nossa... quantas opções! uashauhs
Eu acho que uma boa é fazer o arco com ela bem no chão, e depois tira o arco mas continua com ela baixa e faz com o clicker, de repetição atéeee ele fazer todas... depois começa a aumentar
tipo uma mistura de todos aí em cima... auhsauhs