sexta-feira, 10 de julho de 2009

Diferente

Estou com uma cliente um pouco diferente, é uma pit bull surda. Surda mesmo, ela somente consegue perceber vibrações. Seus donos me chamaram pois querem que ela fique mais obediente e consiga entender as regras da casa, só que estavam com medo do adestramento, pois não queriam que "a cachorra fosse enforcada", palavras deles. Apresentei meus métodos e começamos as aulinhas. Não uso o clicker, claro, pq a cã não iria ouvi-lo mesmo. Ao invés do clicker uso muito o gesto de positvo e a expressão facial. Beleza. A cachorrinha está indo muuuuito bem.

Minha irmã trabalha com crianças surdas, é vice diretora em uma escola estadual para deficientes auditivos. Já levei a Kiara lá algumas vezes e mostrei para elas como a linguagem de sinais é importante também para os cães, como muitas vezes os sinais são mais válidos que os comandos verbais. Eles ficaram encantados e conseguiram fazer vários truques com a Kiara, somente com os sinais.

É o que eu tenho feito com a pit, que se chama Cacau. Os donos estão bem felizes pois agora conseguem que ela os obedeça muito mais, respeite o portão e não saia por ele, venha quando chamada e se comporte em geral. Fico pensando como seria complicado e doloroso educar a Cacau com enforcador e trancos. Ainda bem que os donos dela são pessoas bem esclarecidas e procuraram a melhor forma de educar sua filha de quatro patas.



Uhhh, medoo

6 comentários:

Dani disse...

Parabéns pelo trabalho, Fê! Não só pela cachorra ser surda mas também por auxiliar a mostrar que pit bull não é nenhum monstro que precisa ser afastado do convivio com as pessoas. Parabéns a vocês e aos donos conscientes!

Vívian Razel disse...

Que show Fê! Eu como Fonoaudióloga, também trabalho com pessoas portadoras de Deficiência Auditiva e é muito 10! Se puder grava um video do trabalho com ela e posta. Meus Deficientes Auditivos vão adorar ver! Parabéns pelo trabalho!

Renan disse...

Fe, como ela sabe quando é chamada?
hahaha
Brincadeira, parabens Fe!

Beijo!

Camila Sakavicius disse...

Nossa Fe!! Que experiência bacana!!!!

Há muuuuuito tempo, quando eu ainda estava começando a aprender a mexer com cachorro, eu ensinei algumas coisinhas para uma cadela surda que apareceu no Haras q eu montava... E não é que a bixinha aprendeu... Não foi um trabalho profissional, até porque acho q ela foi adotada em pouco tempo. Mas foi bem legal!

Depois conte mais sobre a evolução da Cacau!!

Luíza disse...

Poxa que bacana! Faça um video com ela depois! ^^

Fe e Ty disse...

Oi pessoal
Obrigada pelo apoio. Vou tentar gravar um video dela amanha ou pelo menos tirar fotos dessa moça linda. Beijos