segunda-feira, 29 de junho de 2009

Posse responsável

Matéria retirada do site da Gazeta do Povo:

Microchips para identificação de animais estarão disponíveis a partir de agosto
Donos de cães e gatos poderão adquirir peças para implantar sob a pele dos animais por R$ 10. Objetivo é facilitar a busca pelo bicho, em caso de desaparecimento, e a identificação do dono, em caso de abandono.
A partir de agosto, donos de cães e gatos de poderão procurar clínicas veterinárias conveniadas à Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba e implantar, a preço de custo, um microchip de identificação definitiva em seus animais. As peças, que serão adquiridas pela prefeitura por meio de concorrência pública, devem facilitar a busca pelo bicho, em caso de desaparecimento, e a identificação do dono, em caso de abandono.
Ao todo, serão adquiridos 22 mil microchips . A aplicação será gratuita, sendo cobrado apenas o valor de custo do chip, cerca de R$ 10. As peças são pouco maiores que um grão de arroz e serão aplicados como uma injeção embaixo da pele do animal. Nelas ficarão registradas informações como nome do bicho e do responsável, endereço, idade, sexo e ficha médica. Os dados poderão ser verificados com um leitor eletrônico.
A relação dos veterinários que farão a implantação do chip estará disponível no site da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba (http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br), onde também será possível cadastrar o número de identificação do animal.
A Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba foi criada em abril pela prefeitura e incentiva a guarda responsável de animais. O site da rede oferece ainda informações sobre animais abandonados e estimula a adoção, divulgando o endereço de quatro instituições onde os bichos podem ser adotados. Há ainda dicas de básicas de alimentação, higiene, atividades físicas e cuidados médicos, para que o dono conviva bem com o animal.

2 comentários:

Cris AC disse...

Pois é Fê, enquanto aí o microchip vai ser cobrado barato aqui em São Paulo ainda tem quem cobre caro, mas tenho certeza que em breve isto vai mudar.

Malu Centin disse...

Tomara que daqui a um tempo seja obrigatório (ainda não é né?)...
Só aí o abandono diminui de vez.

É verdade Cris! Quando eu fui ver era 72 reais pra colocar! Aqui também tem que custar 10!
hehe