quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Alimentação natural

Finalmente criei coragem e hoje comecei os testes com a alimentação natural para a Kiara e o Ty. A alimentação natural (AN) para quem não sabe, é uma dieta que consiste em carne e ossos crus e vegetais (alguns cozidos outros crus) para cães e gatos. Uma das formas de AN mais divulgada é a BARF, mas eu estou usando uma adaptação, meio que com base no que a Sylvia Angelico tem feito e também na minha pós graduação, cujo tema de monografia foi a AN. Para mim, a AN tem uma vantagem enorme: remove a placa bacteriana (tartaro) dos dentes dos cães, devido aos ossos crus. Como sempre tive problema com a Kiara com isso, é oq mais me motiva.
.
Muitas pessoas tem procurado se alimentar de uma forma mais natural e saudavel, com alimentos não processados pela indústria e que tenham todas as vitaminas, minerais e nutrientes que precisamos de uma forma natural, ali, prontinha para ser consumida. Claro que isso foi também para os animais de estimação. Ha não muito tempo essa "moda" começou na Austrália, Inglaterra e EUA e, acho que não mais de 10 anos, no Brasil. Mas a coisa está realmente forte aqui ha apenas 2 anos, no máximo, graças também ao enorme sucesso que o site da Sylvia (cachorro verde) tem feito.
.
Tem gente tratando do assunto com um radicalismo exagerado, metendo o pau nas rações, falando que a unica e melhor forma de alimentação é a AN. Acho isso errado. Hoje em dias as rações consideradas super premium conseguem nutrir e manter muito bem cães de diversas raças, tamanhos, idades e doenças. Para quem não quer ter o trabalho de preparar a comida para seus cães, não tem paciencia ou simplesmente tem medo de não conseguir fazer uma dieta balanceada, as rações são uma opção excelente de alimentação e essas pessoas podem ficar tranquilas que seus cães terão uma ótima vida se alimentando de bolinhas marrons pro resto da vida.
.
Masssss, como eu adoro uma novidade, sempre gostei de dar comida pra Kiara e gosto de poder ve-los comer com gosto, vou testar a AN. Espero que eu não fique com preguiça e que realmente eu veja nos meus cães as vantagens desse tipo de dieta. Vou tentar fazer um diário aqui de como estamos indo com a AN. Quem tiver alguma duvida, sugestões, dicas, ou oq for, fale comigo :)
.

Kiarinha degustando um ovo inteiro, cozido mas com casca

.

3 comentários:

Maria Valladares disse...

Eu bem que sempre quis implementar isso aqui. Mas muitas evzes eu passo a semana na faculdade e os cachorros ficam com a minha mãe. Quando me formar e eles ficarem comigo sempre, vou arriscar. Por enquanto, pedir pra "mãe" dar COMIDA pros cachorros, pode ser algo desastroso, do tipo "café com macarrão"... essas coisas "ótimas" que a gente vê na clínica!

Aliás, eu já estou fazendo estágio há 1 ano em OdontoVet, e cálculo dentário pra cachorro pequeno é uma praga. Eu ofereço só osso de peito de boi, que limpa legal. E agora vou experimentar o creme dental da Virbac pra ver se dá alguma diferença...

Maria Valladares disse...

Então, o método da gangorra que eu citei é por aí. Se você usar duas mesas, por exemplo a Standard de um lado e a Mini na outra, simula a gangorrinha, acho que fica o mesmo efeito!

Livia disse...

Oi Fernanda, aqui é a Livia do RJ, dona da cocker Carol. Quando vi o título "Alimentação Natural" não resisti e cliquei no blog. Olha, eu tinha sérios problemas de alimentação com a Carol, faz mais ou menos um ano que ela come AN e estou satisfeitíssima. Eu procurei ler mtt antes de começar.. se tiver essa possibilidade, eu tbm gostaria muito de ler a sua pós! E se tiver alguma dica de experiência que vc ache que eu possa dar, fique à vontade! Boa sorte, acho que vc - e seus cães rs - vão adorar!